Por: Fabrício Ribeiro
Hoje vou falar de um tema um tanto quanto “controverso” e pouco discutido na nossa área, o contato com seu concorrente.
Muitos textos falam sobre como neutralizar as ações da concorrência, como acabar com a concorrência, dicas de como tirar proveito dos pontos fracos da concorrência e etc. Concordo que é muito vantajoso conseguir atingir um ponto fraco da concorrência e se sobressair no mercado, mas é importante entender que o objetivo de estudar a concorrência vai além de querer “desestruturar” o mesmo, a idéia é buscar o máximo possível de informações e conseguir enfrentar um concorrente maior que todas as empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço que você, o mercado.
Perguntas para refletir:
· Como você profissional de Marketing encara o desafio da concorrência?
· Você conhece quem são seus principais concorrentes?
· Você já entrou em contato com o responsável pelo marketing do seu principal concorrente?
· Por que nós temos uma tendência em enxergar nossos concorrentes como inimigos mortais, monstros cheios de dentes prestes a nos atacar e nos engolir a qualquer momento?
São perguntas que devemos nos fazer para abrir os olhos e “think out of the box” as vezes, para conseguirmos crescer profissionalmente e evoluir, levando conosco as empresas em que trabalhamos.
Sim, as vezes os concorrentes podem ser “monstros” sim, mas não é uma regra, não acontece em todos os segmentos e principalmente, as vezes eles criam uma imagem equivocada de você também.
Será que não poderíamos dialogar e juntos tentar encarar os problemas que o mercado nos apresenta que muitas vezes é bem maior do que a concorrência faz?
Não estou dizendo que você deve dividir todas as suas informações e planejamento estratégico com seu maior concorrente, é óbvio que isso poderá prejudicar um dos dois e ser um tiro no pé, mas a troca de experiências, curiosidades, e um benchmarking bem feito, podem sim ser extremamente benéficos para ambas as partes.
Recentemente tive a oportunidade de falar com os responsáveis pelo setor de marketing de dois grandes concorrentes. Fiz o contato porque estava buscando referência sobre um possível fornecedor (Agência de Publicidade) que trabalha para estas duas empresas, e está fazendo uma proposta de trabalho para minha empresa. Fui surpreendido pela boa receptividade das duas pessoas que me atenderam, e principalmente pelo interesse que elas mostraram em manter contato comigo, e trocarmos experiências no futuro.
É interessante perceber que na correria do nosso dia a dia e na nossa busca incansável por informações de pesquisas de mercado e da concorrência, dificilmente paramos e pensamos que uma das formas mais fáceis de ter informações é conversando com a concorrência e entendendo suas dificuldades perante aos desafios impostos pelo mercado de uma forma geral, como pelos encargos e impostos do governo, pela baixa qualificação profissional de alguns que atuam neste mercado, pela falta de informação, pelas políticas agressivas e as vezes anti éticas que algumas empresas utilizam, pelos meios utilizados para atingir o público alvo, e etc. Muitas vezes criamos um “clima de guerra fria” que na prática não tem a menor necessidade de existir, e só depende de nós para resolver.
É importante deixar claro que falo isso com base na minha experiência de mercado considerando todas as empresas e diferentes segmentos que já atuei, e no que vejo hoje em muitos segmentos, mas não estou generalizando. Algumas pessoas e empresas já despertaram para a importância deste “contato” e trabalham melhor esta idéia de “conversar” com o concorrente.
A verdade é uma só, o mercado está ai, e tem espaço pra todo mundo, o poder aquisitivo do país não pára de crescer, o boom da Nova Classe Média já representa 46,2% da população, e vem com uma grande quantidade de dinheiro para comprar seus produtos e com uma vontade de ter acesso a bens e serviços de luxo que nunca sonharam ter até 10 anos atrás.
Cabe a você aproveitar esta oportunidade e crescer perante aos desafios impostos pelo mercado, e claro trocando experiências com quem lida com os mesmos problemas que você, seu concorrente.
Dicas de como ter contato com seu concorrente
Nenhum comentário:
Postar um comentário