Fabrício Ribeiro
O assunto da web no momento é redes sociais e sua utilização nas empresas. A melhor forma de lucrar com elas, a melhor forma de se apresentar, de dar retorno para seus clientes, enfim...
Um dos assuntos mais procurados no Google atualmente é sobre a melhor forma de utilizar as redes sociais em prol do mundo corporativo, e não mais somente como uma ferramenta fútil que visava integrar os amigos e criar uma interação com pessoas distantes através de um sistema de comunicação direto e simples (como era o Orkut no início).
Não é difícil encontrar hoje vários veículos de comunicação renomados como Portal Exame, Veja, Cidade do Marketing entre outros falando sobre o assunto. Interessante! Mas e agora?
Você já parou pra pensar em como trazer todo este “teórico” bonito e perfeito para a sua realidade, para a sua prática, ou seja, qual a real aplicabilidade de todos estes conceitos que a era digital tem nos apresentado? Você não precisa estar em uma posição de gestor ou ser especificamente um analista de web, ou de redes sociais para implantar um projeto de mídias digitais na sua empresa. Pelo menos o projeto você pode apresentar e quem sabe até ganhar uma promoção ou um prêmio de idéia do mês? Algumas empresas costumam premiar funcionários que são pró-ativos, empreendedores e que apresentam algum projeto diferenciado.ou que gostem de intrometer em outras áreas.
Mas voltando ao assunto em questão, como aplicar este turbilhão de idéias e conceitos na sua realidade?
Aqui vão algumas dicas:
1° Tente descobrir melhor quem será seu público!
Imagine um auditório em uma formatura de escola, voce vê pais felizes, irmãos chatos, tios, avós e até o cara da ilha de edição e iluminação. Várias faixas etárias, muitas classes sociais e principalmente, muitos comportamentos e personalidades diferentes, é assim que você enxerga a internet e seus usuários.
Quem de fato terá interesse em ler e acompanhar o que eu estou postando no Twitter, Facebook, Orkut, e afins...
A grande maioria das empresas não conta com apenas um tipo de público, e é quase impossível concluir que uma empresa tem 100% de assertividade quanto ao seu público consumidor exato, portanto é uma tarefa extremamente difícil definir para qual destes “públicos” você vai falar. Vou utilizar um exemplo de uma instituição de educação, imagina o grau de dificuldade em postar conteúdo interessante para uma faixa etária que varia dos 10 aos 60 anos, você estará falando com alunos e com os pais. É importante tentar ser o mais assertivo possível quanto a quem vai dar atenção para o que você escreve, e se tiver que trabalhar com públicos tão diferentes, lembre-se que você deve fornecer conteúdo para todos tentando variar sempre!
É claro que você pode focar somente em um segmento específico, se por exemplo sua empresa vende fraldas geriátricas, mas se não for, ai estará com certeza perdendo a oportunidade de atingir todos os possíveis consumidores.
2° Tenha sempre em mente seu objetivo claro!
Tem empresas que se recusam a admitir que seu foco nas redes sociais seja comercial, e preferem dizer que o maior foco é institucional, ou para dar respostas rápidas a consumidores que tenham dificuldades, dúvidas e etc. Eu particularmente acredito que tudo tem um fim comercial, as empresas existem com um intuito somente, que é obter lucro! Que atire a primeira pedra quem negar! É claro que além do objetivo do lucro existem vários outros fatores que a empresa precisa avaliar e ações que precisa realizar para conseguir ter sucesso, mas por ora o maior motivo de uma empresa participar ativamente das redes é sim comercial, e manter uma boa imagem frente a seu público (para não se queimar e perder clientes que deixarão de comprar)
Portanto se seu objetivo for aumentar as vendas ou ter mais seguidores, faça sim promoções, sorteie brindes, porque isso já foi mais que comprovado que dá resultado. No twitter por exemplo quando é bem executado todos nós (que temos twitter) já pelo menos tivemos o interesse em participar de algum destes sorteios Retwittando (acabei de criar um verbo) alguma promoção! Mas cuidado para não exagerar e virar um Varejão da Web. Agora se seu objetivo for dar respostas rápidas a dúvidas de seus clientes e prospects, então tenha em mente que vai precisar de alguém que estará disponível para atender as demandas e dúvidas que surgirão o quanto antes, e que esta pessoa tem que ter acesso a informação.
3° Procure parceiros na empresa que ajudarão com o conteúdo!
Considerando que é você quem irá alimentar as redes sociais, já pensou em tudo que vai publicar? Se falar que sim, você já errou! É impossível você ser capaz de fornecer todo o conteúdo necessário para atrair a atenção do público consumidor do seu produto ou serviço, afinal você certamente não é responsável por todas as áreas da empresa (a não ser que seja o presidente). Procure pessoas em outros setores que poderão contribuir com você e fornecer informações, dicas, e quando possível dados (não confidenciais) da empresa para você estar provido de mais “bagagem”. Isto tornará sua vida mais fácil!
4° Dosagem certa de conteúdo
Não seja um monstro na net e saia engolindo tudo e todos para aparecer mais! Quando falamos de Facebook por exemplo, é interessante disponibilizar um conteúdo mais completo sobre sua empresa, imagens, pequenos textos, vídeos e etc são a principio bem vindos, agora no Twitter eu particularmente discordo de algumas pessoas que dizem que o melhor é postar o máximo possível de conteúdo por dia. Isso incomoda e irrita muito! Não é preciso colocar tudo que você achar interessante no Twitter, lembre-se que o foco é seu cliente e seu prospect, e não você!
5° Por último a má notícia
Tomara que sua história na web tenha um final feliz, por que inicio ela já teve, resta você saber se foi bom e como ela está agora. Independente da vontade do dono, sua empresa já está na internet recebendo elogios, críticas, palavrões, reclamações e etc. Cabe a você (se assumir esta tarefa) participar ativamente destes comentários e montar sua estratégia de defesa ou de consolidação da boa imagem e aumentar as vendas. Cabe a você tomar uma atitude e colocar suas idéias em prática!
Bacana demais! A tendência agora é das grandes empresas criarem sua própria rede social, com a intenção de integrar os funcionários e mantê-los alinhados à cultura da empresa.
ResponderExcluirÉ a tecnologia a favor da comunicação.
Fantástico... Muito bom mesmo...~nem sabia q vc escrevia bem assim... Refletido, pensado, analisado... Vc podia me ajudar com a ImTraff carai!!! Amarrado!
ResponderExcluirSimplesmente sensacional, falou tudo!!!
ResponderExcluir