terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Será que do meu tempo, cuido eu?


Como você administra seu tempo?

por Fabrício Ribeiro

O tempo é o recurso mais democrático do mundo. Independe de nível social, cor, credo, sexo e etc. Sem exceção e tem somente 24 horas (Autor desconhecido)

As pessoas adoram dizer que estão “sem”, está na moda estar sem tempo. Mas por que será que está todo mundo sem tempo?
Podem ser de fato vários motivos, mas se resumem a dois principais, o alto volume de atividades diárias e a falta de planejamento do seu tempo.

Você sabe a diferença entre uma tarefa urgente e uma importante?

Então como lidar com este problema chamado “falta de tempo”?
Algo que eu recomendo fazer é começar a gerir melhor o seu dia, o seu tempo! Ai você para (se tiver tempo) e pergunta: O que eu ganho com a gestão do meu tempo?
Vamos a alguns pequenos motivos que podem fazê-lo pensar melhor sobre o tema:

·         Maior controle
·         Aumento da produtividade
·         Aumento do tempo livre para crescer profissionalmente
·         Maior transparência nas atividades

Sua produtividade, por exemplo, é medida pelo trabalho realizado e pelos resultados, não pelo esforço em realizá-lo. Uma vez ouvi um gestor do programa de Trainee que participei dizer uma frase a um funcionário, que no momento achei um pouco rude, mas depois que parei para refletir, vi que fazia todo sentido e explica muito bem este conceito da produtividade.
"Até um cavalo puxando carroça no morro é esforçado!" ou seja, nada contra o coitado do cavalo, (que aliás sou contra sua utilização para este fim) mas isso quer dizer que não adianta dizer que você é esforçado, isso é o mínimo! Tem que ter resultado, tem que ter foco, e seu “esforço” tem que fazer sentido para alcançar seu objetivo. Estar muito ocupado o tempo todo não significa que você é produtivo, são duas coisas diferentes.
Quando se planeja seu tempo, otimiza-se, não é trabalhar mais em menos tempo, é trabalhar de forma mais inteligente.

Então vamos supor que você está decidido a começar a planejar seu tempo, qual a melhor hora para fazê-lo?
Particularmente prefiro fazer na noite anterior ou no próprio dia geralmente pela manhã, tirando uns 10 minutos diários, mas cada um pode definir o melhor horário e local. Tente chegar na sua empresa, ver todas as pendências do dia e pense no que pode ser feito primeiro, estabeleça prioridades!
  • Determine seus objetivos do dia!
  • Defina suas prioridades e o que será necessário para atingir seus objetivos!
  • Pense no que deve evitar e eliminar para aumentar seu tempo produtivo!
Tente encaixar suas tarefas neste quadro


O que são os Quadrantes?
Quadrante I: Crises, limites críticos, reuniões emergenciais. Devem ser executadas a priori, ou o quanto antes possível. São os maiores causadores do stress.

Quadrante II: Projetos, atividades e tarefas relevantes para objetivos pessoais, desenvolvimento pessoal, aprendizagem e novas oportunidades. Consiga um tempo só seu para resolver estas, ou seja, sem telefonemas, sem emails, se possível vá para outro ambiente.

Quadrante III: Interrupções, alguns e-mails, telefonemas, reuniões, papelada e prioridades dos outros. Cuidado para não priorizar estes só por serem urgentes! Se puder, divida com outros ou resolva de uma vez para livrar-se.

Quadrante IV: Maior parte das interrupções desnecessárias, e-mails, reuniões com baixa produtividade, e conversas “fiadas” sem objetivo. Tente evitar ao máximo perder muito do sem tempo nestas situações, são totalmente ineficazes, elimine o desperdício.

Saia da sua zona de conforto! Tente dividir suas tarefas mais difíceis em blocos,  crie planos de ação para executá-las e pense, o que eu posso começar a fazer a partir de agora para possibilitar a melhor gestão do meu tempo?
Então para finalizar vamos a resposta da pergunta do início. O que determina uma tarefa urgente e uma importante?
Para chegar nestas definições, foram utilizados textos de professores de Harvard que discutiram o tema “Gestão do Tempo” e do material de uma escola de treinamento produzido por Tatiana de Laurenza.

Importante é tudo aquilo que é relevante para a meta ser atingida.
Urgente é tudo aquilo que tem um prazo específico e que, por sinal está por expirar.

E não é que consegui administrar meu tempo e minhas tarefas, deu até tempo de escrever este texto. Rs

Não usem imprudentemente o tempo ou as palavras. Não se podem recuperar. A vida não é uma corrida, mas sim, uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo. (Brian Dyson. Ex-Presidente da Coca Cola)


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Redes Sociais e minha empresa. E eu com isso?

Fabrício Ribeiro

O assunto da web no momento é redes sociais e sua utilização nas empresas. A melhor forma de lucrar com elas, a melhor forma de se apresentar, de dar retorno para seus clientes, enfim... 
Um dos assuntos mais procurados no Google atualmente é sobre a melhor forma de utilizar as redes sociais em prol do mundo corporativo, e não mais somente como uma ferramenta fútil que visava integrar os amigos e criar uma interação com pessoas distantes através de um sistema de comunicação direto e simples (como era o Orkut no início).
Não é difícil encontrar hoje vários veículos de comunicação renomados como Portal Exame, Veja, Cidade do Marketing entre outros falando sobre o assunto. Interessante! Mas e agora?
Você já parou pra pensar em como trazer todo este “teórico” bonito e perfeito para a sua realidade, para a sua prática, ou seja, qual a real aplicabilidade de todos estes conceitos que a era digital tem nos apresentado? Você não precisa estar em uma posição de gestor ou ser especificamente um analista de web, ou de redes sociais para implantar um projeto de mídias digitais na sua empresa. Pelo menos o projeto você pode apresentar e quem sabe até ganhar uma promoção ou um prêmio de idéia do mês? Algumas empresas costumam premiar funcionários que são pró-ativos, empreendedores e que apresentam algum projeto diferenciado.ou que gostem de intrometer em outras áreas.
Mas voltando ao assunto em questão, como aplicar este turbilhão de idéias e conceitos na sua realidade? 

Aqui vão algumas dicas:

1° Tente descobrir melhor quem será seu público!

Imagine um auditório em uma formatura de escola, voce vê pais felizes, irmãos chatos, tios, avós e até o cara da ilha de edição e iluminação. Várias faixas etárias, muitas classes sociais e principalmente, muitos comportamentos e personalidades diferentes, é assim que você enxerga a internet e seus usuários.

Quem de fato terá interesse em ler e acompanhar o que eu estou postando no Twitter, Facebook, Orkut, e afins...
A grande maioria das empresas não conta com apenas um tipo de público, e é quase impossível concluir que uma empresa tem 100% de assertividade quanto ao seu público consumidor exato, portanto é uma tarefa extremamente difícil definir para qual destes “públicos” você vai falar. Vou utilizar um exemplo de uma instituição de educação, imagina o grau de dificuldade em postar conteúdo interessante para uma faixa etária que varia dos 10 aos 60 anos, você estará falando com alunos e com os pais. É importante tentar ser o mais assertivo possível quanto a quem vai dar atenção para o que você escreve, e se tiver que trabalhar com públicos tão diferentes, lembre-se que você deve fornecer conteúdo para todos tentando variar sempre!
É claro que você pode focar somente em um segmento específico, se por exemplo sua empresa vende fraldas geriátricas, mas se não for, ai estará com certeza perdendo a oportunidade de atingir todos os possíveis consumidores. 
  
 2° Tenha sempre em mente seu objetivo claro!

Tem empresas que se recusam a admitir que seu foco nas redes sociais seja comercial, e preferem dizer que o maior foco é institucional, ou para dar respostas rápidas a consumidores que tenham dificuldades, dúvidas e etc. Eu particularmente acredito que tudo tem um fim comercial, as empresas existem com um intuito somente, que é obter lucro! Que atire a primeira pedra quem negar! É claro que além do objetivo do lucro existem vários outros fatores que a empresa precisa avaliar e ações que precisa realizar para conseguir ter sucesso, mas por ora o maior motivo de uma empresa participar ativamente das redes é sim comercial, e manter uma boa imagem frente a seu público (para não se queimar e perder clientes que deixarão de comprar)
Portanto se seu objetivo for aumentar as vendas ou ter mais seguidores, faça sim promoções, sorteie brindes, porque isso já foi mais que comprovado que dá resultado. No twitter por exemplo quando é bem executado todos nós (que temos twitter) já pelo menos tivemos o interesse em participar de algum destes sorteios Retwittando (acabei de criar um verbo) alguma promoção! Mas cuidado para não exagerar e virar um Varejão da Web. Agora se seu objetivo for dar respostas rápidas a dúvidas de seus clientes e prospects, então tenha em mente que vai precisar de alguém que estará disponível para atender as demandas e dúvidas que surgirão o quanto antes, e que esta pessoa tem que ter acesso a informação.
  
3° Procure parceiros na empresa que ajudarão com o conteúdo!

Considerando que é você quem irá alimentar as redes sociais, já pensou em tudo que vai publicar? Se falar que sim, você já errou! É impossível você ser capaz de fornecer todo o conteúdo necessário para atrair a atenção do público consumidor do seu produto ou serviço, afinal você certamente não é responsável por todas as áreas da empresa (a não ser que seja o presidente). Procure pessoas em outros setores que poderão contribuir com você e fornecer informações, dicas, e quando possível dados (não confidenciais) da empresa para você estar provido de mais “bagagem”. Isto tornará sua vida mais fácil!

4° Dosagem certa de conteúdo

Não seja um monstro na net e saia engolindo tudo e todos para aparecer mais! Quando falamos de Facebook por exemplo, é interessante disponibilizar um conteúdo mais completo sobre sua empresa,  imagens, pequenos textos, vídeos e etc são a principio bem vindos, agora no Twitter eu particularmente discordo de algumas pessoas que dizem que o melhor é postar o máximo possível de conteúdo por dia. Isso incomoda e irrita muito! Não é preciso colocar tudo que você achar interessante no Twitter, lembre-se que o foco é seu cliente e seu prospect, e não você!

  
5° Por último a má notícia

Tomara que sua história na web tenha um final feliz, por que inicio ela já teve, resta você saber se foi bom e como ela está agora. Independente da vontade do dono, sua empresa já está na internet recebendo elogios, críticas, palavrões, reclamações e etc. Cabe a você (se assumir esta tarefa) participar ativamente destes comentários e montar sua estratégia de defesa ou de consolidação da boa imagem e aumentar as vendas. Cabe a você tomar uma atitude e colocar suas idéias em prática!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ação de Positivação no Shopping Villagio Gutierrez







Com intuito de atingir o público da região do Gutierrez onde o Coleguium possui duas unidades, e devido a falta de espaço e mídias na região, optamos por utilizar o espaço disponível no Shopping mais tradicional e com maior movimento da região. Foram utilizados cartazes e banners de forma que as lonas "envelopassem" as pilastras de sustentação do teto.
Algum morador da região teve a oportunidade de ver? O que achou? Comentem!

Outdoors utilizado na Campanha de Matrículas 2011 Coleguium

Painel Av. Antonio Carlos com Abraão Caram

Av. Fleming

Bairro Gutierrez

Estes foram alguns dos outdoors utilizados na campanha de matrículas do Coleguium. Foram 44 placas ao todo durante 5 meses de ação. Foram utilizadas duas artes diferentes para representar os diferentes segmentos de alunos atendidos pela Rede.

Adesivação das Vans Escolares


Tem gente que ficou curioso pra saber o que foi isso...

Nós adesivamos 10 vans escolares que atendem as unidades do Coleguium e que circulam pelas regiões onde o Coleguium possui alguma unidade. Portanto elas circulam inclusive na porta de alguns concorrentes e "sútilmente" se mostram para prospects que possam estar insatisfeitos com a atual escola.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Hotsite Mais na Vida feito para Campanha da Rede Coleguium



Hotsite criado para a campanha de matrículas 2011 da Rede Coleguium de Ensino.

Após a definição do conceito "Mais no Coleguium. Mais na Vida!" criamos o slogan "Você pode mais!" que apresenta para o público-alvo a possibilidade que ele(a) tem de ter acesso a algo melhor, a mais educação, mais estrutura, mais inovação e mais conteúdo. O objetivo central da campanha era mostrar aos clientes prospects (potenciais pais e alunos) que o Coleguium era a melhor opção porque oferecia mais.
Para transmitir esta idéia, foram criadas várias peças que seriam utilizadas em mídias como outdoor, busdoor, adesivação de vans escolares, embalagens de padaria (sacos de pão), adesivação de pilastras e um mega banner no Shopping Villagio Gutierrez, jornais, spot em rádios, mala direta entre outros. Além destas mídias, foi criado também um hotsite desenvolvido pela Acolá  Comunicação em parceria com a Planetário que divulgava uma ação promocional que tinha o intuito de premiar com Ipods e um Netbook as pessoas que melhor representassem através de uma imagem e uma frase o que significa "Mais na Vida" para eles. O hotsite também estava interligado com as redes sociais de forma que através do twitter e do facebook, as pessoas tinham acesso as melhores frases que estavam sendo postadas. Acesse http://www.maisnavida.com.br/ para conhecer melhor o site.